sexta-feira, 9 de maio de 2008

O que fazer com o óleo de cozinha?

O óleo de cozinha (óleo vegetal), que utilizamos para fritar alimentos, ao ser jogado direto no lixo ou no ralo da pia chega aos rios e mares pela rede de esgoto, provocando poluição e um forte impacto ambiental, contribuindo até mesmo para o aquecimento global.
A decomposição do óleo de cozinha emite metano na atmosfera. Este gás é um dos principais causadores do efeito estufa, que impede a liberação de calor da Terra, aumentando a temperatura.
O que podemos fazer diariamente para reciclar este óleo? É muito fácil e rápido! Uma das alternativas é cada um, em sua casa ou apartamento, armazenar o óleo em garrafas pet e entregá-las a um catador ou diretamente a associações que façam a reciclagem.
A empresa MBR Materiais Recicláveis, localizada em Duque de Caxias (RJ), recolhe o óleo em todo o município, oferecendo em troca de 12 garrafas pet com óleo, 12 detergentes ou 7 desinfetantes.
Posteriormente à retirada de todos os resíduos (impurezas do óleo), ele é comercializado para a produção de ração, sabão pastoso e massa para vidraceiro. Viva a reciclagem!
Após o sucesso do projeto de coleta seletiva, vou implementar no meu prédio este novo projeto. Você pode contribuir com o meio ambiente sem sair de casa! Dê o destino correto para o seu óleo.
Contato da MBR: 21 3654-3128 mbr2001@uol.com.br Junte 12 garrafas e ligue para a empresa buscar.
Se quiser fazer também este projeto no seu prédio, eu posso ajudar. Meu email: ana.claudia1512@gmail.com .

Um comentário:

Leo Feis disse...

Olá,

Me chamo Leo Viana, sou Administrador, pós-graduado em gestão ambiental e trabalho para a petrobras. Gostaria de conhecer o processo de transformação de oleo de cozinha em massa para vidro, detergente e sabão, tenho a intenção de viabilizar um projeto com esse escopo aqui em Salvador e ando coletando informações sobre este tipo de reciclagem. Obrigado email: leooba@gmail.com