quarta-feira, 28 de maio de 2008

O polêmico governador do Mato Grosso

O governador Blairo Maggi, do Mato Grosso, é de fato um homem polêmico por sua posição em relação ao meio ambiente.
Segundo relatório publicado no site do Ministério do Meio Ambiente, o Mato Grosso foi, durante muitos anos, líder nacional em desmatamento. Atualmente, está em segundo, logo após o Pará.
Em uma de suas declarações bombásticas, o governador disse que “não se faz agricultura sem retirar floresta” e que produtores rurais são acusados de destruidores da natureza, mas são eles que abastecem as cidades de alimentos. Segundo ele, quem vive nas cidades esquece de onde vem o frango e a carne.
A questão é que o Brasil tem mais de 8.500.000 km2 de extensão e possui muita terra boa para plantar alimentos. O problema é que não ocorre um aproveitamento da maneira correta. Uma imensa área fértil é destinada para criação de gado, substituindo a produção de alimento.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento da Amazônia voltou a aumentar. Mesmo questionando o Instituto, Maggi se mostrou aberto para dialogar com o novo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Os dois terão uma reunião na próxima sexta-feira (30/5), na tentativa de buscarem soluções para o desmatamento. Vamos ver no que vai dar.

Nenhum comentário: